Entenda até que ponto Planilhas são efetivas no controle financeiro da sua empresa.

Entenda até que ponto Planilhas são efetivas no controle financeiro da sua empresa.

Planilhas? Um dos motivos para perder dinheiro.

Se você trabalha no setor comercial, financeiro ou então coordenando alguma área que envolve investimentos e finanças, provavelmente você já se deparou com planilhas.

A grande maioria das empresas, tanto no Brasil quanto no mundo, costumam utilizar as planilhas para organizar dados, estoque e, claro, finanças. Quando foram lançadas, principalmente através dos softwares Office, como o Excel, o mais famoso deles, foram de fato uma das maiores inovações do século.

A pilha de papéis que se acumulava nas mesas agora se tornaram arquivos leves no HD da empresa, sendo facilmente enviados pelos e-mails e armazenados com segurança.

Mas, você já parou para pensar que sua empresa pode estar parada no tempo? Enquanto seus funcionários catalogam tudo em planilhas no Excel, seu concorrente está utilizando o mesmo tempo reunindo os colaboradores para montar novas estratégias de negócio.

Gargalos e mais gargalos.

Em qualquer momento em que sua empresa se encontra, seja de ótimas circunstâncias ou até baixas constantes, perder tempo nunca é uma boa notícia. 

Diversos profissionais que utilizam a ferramenta relatam que, o principal problema em utilizá-la é a demora para catalogar as informações, mas, não é apenas esse gargalo que temos. Conheça a seguir mais alguns problemas e tente identificar se você passa por eles: 

Informações em muitos arquivos

Apesar da facilidade de armazenamento de dados, quando utilizado por muito tempo e em situações diferentes, costumamos salvar diversos arquivos em diversas pastas diferentes. Encontrar as informações num mar de possibilidades se torna uma tarefa extremamente difícil, principalmente para alguém que foi recentemente contratado, atrasando muito mais a coleta dos dados e das atividades.

Muitos arquivos, muitas versões.

Além disso, sob a mesma ideia de utilizar o software por muito tempo, na grande maioria das vezes temos diversos computadores diferentes criando esses arquivos. Isso faz com que tenhamos, muitas vezes, arquivos em diferentes versões, que costumeiramente não abrem exatamente na hora da reunião.

Segurança? Nem pensar.

O software não conta com sistemas de segurança, ou seja, as informações da sua empresa, que podem ser sigilosas para muitas pessoas, não estão sob a devida proteção, principalmente contra ataques de hackers mal intencionados, os famosos crackers.

Comunicação restrita.

Como as planilhas são criadas por diversos funcionários, cada um deles cria seus arquivos à sua maneira, não mantendo uma etiqueta da empresa. Isso faz com que, em uma troca de informações, a compreensão seja fragilizada e ocorra uma má comunicação, oferecendo riscos para as estratégias.

Erros de cálculo.

Simples, mas extremamente comum, são os erros de cálculo. Esse problema não está relacionado especificamente ao software, mas sim ao uso do mesmo. Funcionários menos experientes, ou até mesmo os mais qualificados, podem, por vírgulas ou décimos, alterarem um número extremamente importante para a empresa, não fornecendo dados reais nas reuniões e, as consequências são inimagináveis.

Dificuldade de acompanhamento.

Uma empresa é formada por diversos setores e, muitas vezes, uma grande quantidade de funcionários ativos. Um gestor necessita ter a maior clareza possível nos dados, sendo ideal a visualização dos indicadores essenciais para as tomadas de decisão e, com planilhas do Excel esse trabalho não é tão fácil assim. Caso contrário, a produtividade tende a cair e, consequentemente o faturamento também. 

Por que utilizar um ERP?

Cenários como os apresentados acima devem ser rapidamente solucionados. Os softwares de controle e gestão podem cruzar todos esses dados de maneira muito prática, tudo em um único sistema.

O Gestor Fácil da LogoSystem não só condensa as informações para uma visualização ampla, mas também oferece detalhadamente os dados separados por setor, moldados especificamente para a sua empresa.

Com dados mais claros, seguros e unificados, você possui em mãos informações essenciais da sua empresa. Sendo assim, será mais fácil realizar decisões assertivas e montar estratégias por setor dentro da sua organização. 

Entre em contato com um de nossos consultores e experimente as nossas soluções agora mesmo!

Compartilhe este post

Também pode te interessar

Compartilhe este post

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

No dia 23 de fevereiro, recebemos os jovens do ensino médio da Escola S (SESI/SENAI) de Criciúma, Pedro, Arthur e…
Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Classificar custos e despesas de uma indústria de fato não é uma tarefa fácil. Para te auxiliar com essa dificuldade,…
Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Primeiramente, vamos entender o que significam e para que servem as NF’s no mundo corporativo. NFe, ou Nota Fiscal Eletrônica…
Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Você sabe o que é o planejamento de compras? É simplesmente o ato de previsibilidade dos insumos necessários para que…