Como melhorar a gestão da minha indústria?

Como melhorar a gestão da minha indústria?

É fato que para uma empresa possuir sucesso e se destacar no mercado ela deve adotar constantes atualizações e upgrades em seus sistemas internos e externos.

De acordo com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), 48% das empresas entrevistadas possuem planos de investimento em tecnologia, inovações e novas plataformas para alavancar sua indústria online e offline.

Empresas como essas, que investem e dedicam parte de seu tempo inovações e tecnologia, utilizam também algumas ferramentas práticas que existem no mercado para análises e aprimoramento de suas estratégias de mercado. Consolidamos algumas dessas ferramentas nesse artigo para que você também possa aplicar em seu ambiente de trabalho, confira:

1 – Análise SWOT

Para muitos, a análise SWOT pode parecer clichê, mas, grande parte do público que conhece essa ferramenta nunca sequer a utilizou em suas estratégias e jamais puderam sentir a força de suas aplicações.

A análise SWOT é uma sigla para 4 palavras que, dentro de um esquema de estratégia, são fundamentais para uma boa plataforma lógica. Strengths, Weakness, Opportunities e Threats, que respectivamente significam: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA).

Esses pontos, quando jogados na mesa e apontados em direção à sua empresa, visam reunir informações sobre aquilo que ela possui de poder e de fraqueza. Vamos sair da teoria e partir para a prática, confira o exemplo:

Você é uma metal mecânica que atua no estado de São Paulo na região industrial mais forte. Porém, já está a mais de 40 anos no mercado e, além disso, é a única que possui um torno CNC X para uma produção específica e, muito por conta disso, deixou de fabricar peças com tamanhos menores de 1m de diâmetro.

Vamos ao caso e jogar o quadro imaginário na tabela:

Forças

  • 40 Anos no mercado (experiência agregada)
  • Pioneira e única no Torno CNC X

Oportunidades

  • Anunciar em prol de captar mais projetos para o Torno CNC X
  • Buscar outras especificidades que os concorrentes não possuem
  • Divulgar sua experiência
  • Novas tecnologias de mercado (ficar atento à elas)

Fraquezas

  • Região de São Paulo (Polo industrial saturado, muita concorrência)
  • Não ser capaz de pegar peças com menos de 1m de diâmetro

Ameaças

  • Empresas que fazem o trabalho menor do que 1m de diâmetro
  • Empresas que consigam comprar um Torno CNC X
  • Empresas de fora que possam viabilizar o Torno CNC X
  • Região de São Paulo expandir com novas empresas
  • Novas tecnologias de mercado (caso não se atualizar)

2 – Ciclo PDCA

Falta de organização é um erro bastante comum nas indústrias, levando muitas vezes à gastos elevados, perdas de documentos e diversos outros problemas.

A ferramenta PDCA (Plan, Do, Check and Act) serve para melhorar esse sistema. Basicamente, são feitas 4 colunas e, em cada uma delas a organização é seguida da seguinte maneira.

Tudo o que estiver em Plan deve ser Planejado, ou seja, pensado.

Após o planejamento e já estruturado, deve ser colocado em prática através do Do.

Assim que finalizado, a tarefa passa para um processo de verificação, acompanhando os indicadores de meta e se eles foram alcançados, essa etapa é chamada de Check.

Por fim, o passo Action tem duas funcionalidades: caso de acordo com o check a tarefa não obteve sucesso, ações corretivas devem ser tomadas e o plano deve iniciar novamente. Caso o plano inicial tenha dado certo, o plano deve novamente começar, porém, com o intuito de padronizar essa funcionalidade na empresa.

3 – 5W2H

Visando otimizar o processo de gestão, essa ferramenta não poderia ficar de fora da nossa lista. Ela foi estruturada para projetos em que a necessidade de agilidade no trabalho é essencial, ou seja, possui uma rápida capacidade na tomada de decisões e flui de maneira em que a criatividade é aflorada facilmente.

Basicamente, tendo um problema em mãos, a ferramenta funciona da seguinte maneira: 7 perguntas devem ser feitas, sendo elas 5 com W e 2 com H, confira:

What – O que: O que está sendo feito?

Why – Por que: Por que o projeto deve/está sendo implementado?

Who – Quem: Quem são os responsáveis e os envolvidos no projeto?

When – Quando: Qual é o cronograma do projeto?

Where – Onde: Onde ele irá acontecer?

How – Como: De que maneira ele irá acontecer? Quais os métodos

How much? – Quanto: Quais são os custos necessários para funcionar?

4 – Mind Map

Muito utilizado em ambientes criativos, agências de design e indústrias que necessitam de um P&D bem desenvolvido, a ferramenta Mind Map é uma ótima solução também para a identificação de problemas em setores da indústria metal mecânica.

Mas, o que ela pode proporcionar de tão interessante?

Você com certeza já necessitou parar por um momento em uma reunião para esfriar a cabeça e voltar um pouco mais aliviado da quantidade de informações, correto?

Pesquisas indicam que, essa sobrecarga de informações é responsável por criar uma bolha no pensamento e na capacidade de encontrar os problemas, isso porque, faz com que você se torne viciado nelas e não busque novas alternativas.

A questão então é, como enxergar o TODO? É exatamente por isso que ela é bastante utilizada em empresas de criatividade, que não podem estar bloqueadas às possibilidades, mas sim, sempre atentas à tendências e novas sinapses.

Para aplicar a ferramenta, você precisa basicamente de um grupo de 2 pessoas ou mais (opte sempre por fazer em grupo), e uma superfície para rabiscar. Uma palavra é jogada no meio do quadro, sendo ela o centro da discussão e, a partir disso, raízes devem ser puxadas e novas ligações vão começar a se formar. 

 

É possível então, com essas novas vertentes de ideias, que novas possibilidades e insights sobre um problema, que parecia complexo, surjam e formem simples e rápidas soluções, agilizando muito o processo de resolução de conflitos internos e externos e claro, movimentando a equipe e os ânimos.

5 – GestorFácil

A LogoSystem não pode ficar de fora dessa lista. Com a ferramenta Gestor Fácil, a capacidade de monitoramento de sua indústria alavanca em porcentagens bastante significativas. É um sistema ideal para indústrias, sejam elas pequenas ou médias, com processos em linha, lotes ou uma grande quantidade de projetos.

De maneira muito simples, a plataforma permite a rastreabilidade dos produtos da linha utilizando o número de série e/ou lote, além da facilidade na entrega de cadastros e nas manutenções.

Além disso, o sistema atende todas as necessidades legais do Ministério da Fazenda, permitindo inclusive a integração junto de módulos de terceiros, sejam eles softwares fiscais e contábeis, por exemplo.

Ficou interessado? Conheça mais funcionalidades do Gestor Fácil clicando aqui!

Conclusão

Conseguiu ter ideias sobre novas funcionalidades e ferramentas para a gestão da sua empresa? Essas dicas são fundamentais para que novas oportunidades e soluções surjam em sua empresa e possam impulsionar seus negócios.

Compartilhe este post

Também pode te interessar

Compartilhe este post

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

No dia 23 de fevereiro, recebemos os jovens do ensino médio da Escola S (SESI/SENAI) de Criciúma, Pedro, Arthur e…
Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Classificar custos e despesas de uma indústria de fato não é uma tarefa fácil. Para te auxiliar com essa dificuldade,…
Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Primeiramente, vamos entender o que significam e para que servem as NF’s no mundo corporativo. NFe, ou Nota Fiscal Eletrônica…
Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Você sabe o que é o planejamento de compras? É simplesmente o ato de previsibilidade dos insumos necessários para que…