É fato que para uma empresa possuir sucesso e se destacar no mercado ela deve adotar constantes atualizações e upgrades em seus sistemas internos e externos.
De acordo com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), 48% das empresas entrevistadas possuem planos de investimento em tecnologia, inovações e novas plataformas para alavancar sua indústria online e offline.
Empresas como essas, que investem e dedicam parte de seu tempo inovações e tecnologia, utilizam também algumas ferramentas práticas que existem no mercado para análises e aprimoramento de suas estratégias de mercado. Consolidamos algumas dessas ferramentas nesse artigo para que você também possa aplicar em seu ambiente de trabalho, confira:
1 – Análise SWOT
Para muitos, a análise SWOT pode parecer clichê, mas, grande parte do público que conhece essa ferramenta nunca sequer a utilizou em suas estratégias e jamais puderam sentir a força de suas aplicações.
A análise SWOT é uma sigla para 4 palavras que, dentro de um esquema de estratégia, são fundamentais para uma boa plataforma lógica. Strengths, Weakness, Opportunities e Threats, que respectivamente significam: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA).
Esses pontos, quando jogados na mesa e apontados em direção à sua empresa, visam reunir informações sobre aquilo que ela possui de poder e de fraqueza. Vamos sair da teoria e partir para a prática, confira o exemplo:
Você é uma metal mecânica que atua no estado de São Paulo na região industrial mais forte. Porém, já está a mais de 40 anos no mercado e, além disso, é a única que possui um torno CNC X para uma produção específica e, muito por conta disso, deixou de fabricar peças com tamanhos menores de 1m de diâmetro.
Vamos ao caso e jogar o quadro imaginário na tabela:
Forças
- 40 Anos no mercado (experiência agregada)
- Pioneira e única no Torno CNC X
Oportunidades
- Anunciar em prol de captar mais projetos para o Torno CNC X
- Buscar outras especificidades que os concorrentes não possuem
- Divulgar sua experiência
- Novas tecnologias de mercado (ficar atento à elas)
Fraquezas
- Região de São Paulo (Polo industrial saturado, muita concorrência)
- Não ser capaz de pegar peças com menos de 1m de diâmetro
Ameaças
- Empresas que fazem o trabalho menor do que 1m de diâmetro
- Empresas que consigam comprar um Torno CNC X
- Empresas de fora que possam viabilizar o Torno CNC X
- Região de São Paulo expandir com novas empresas
- Novas tecnologias de mercado (caso não se atualizar)
2 – Ciclo PDCA
Falta de organização é um erro bastante comum nas indústrias, levando muitas vezes à gastos elevados, perdas de documentos e diversos outros problemas.
A ferramenta PDCA (Plan, Do, Check and Act) serve para melhorar esse sistema. Basicamente, são feitas 4 colunas e, em cada uma delas a organização é seguida da seguinte maneira.
Tudo o que estiver em Plan deve ser Planejado, ou seja, pensado.
Após o planejamento e já estruturado, deve ser colocado em prática através do Do.
Assim que finalizado, a tarefa passa para um processo de verificação, acompanhando os indicadores de meta e se eles foram alcançados, essa etapa é chamada de Check.
Por fim, o passo Action tem duas funcionalidades: caso de acordo com o check a tarefa não obteve sucesso, ações corretivas devem ser tomadas e o plano deve iniciar novamente. Caso o plano inicial tenha dado certo, o plano deve novamente começar, porém, com o intuito de padronizar essa funcionalidade na empresa.
3 – 5W2H
Visando otimizar o processo de gestão, essa ferramenta não poderia ficar de fora da nossa lista. Ela foi estruturada para projetos em que a necessidade de agilidade no trabalho é essencial, ou seja, possui uma rápida capacidade na tomada de decisões e flui de maneira em que a criatividade é aflorada facilmente.
Basicamente, tendo um problema em mãos, a ferramenta funciona da seguinte maneira: 7 perguntas devem ser feitas, sendo elas 5 com W e 2 com H, confira:
What – O que: O que está sendo feito?
Why – Por que: Por que o projeto deve/está sendo implementado?
Who – Quem: Quem são os responsáveis e os envolvidos no projeto?
When – Quando: Qual é o cronograma do projeto?
Where – Onde: Onde ele irá acontecer?
How – Como: De que maneira ele irá acontecer? Quais os métodos
How much? – Quanto: Quais são os custos necessários para funcionar?
4 – Mind Map
Muito utilizado em ambientes criativos, agências de design e indústrias que necessitam de um P&D bem desenvolvido, a ferramenta Mind Map é uma ótima solução também para a identificação de problemas em setores da indústria metal mecânica.
Mas, o que ela pode proporcionar de tão interessante?
Você com certeza já necessitou parar por um momento em uma reunião para esfriar a cabeça e voltar um pouco mais aliviado da quantidade de informações, correto?
Pesquisas indicam que, essa sobrecarga de informações é responsável por criar uma bolha no pensamento e na capacidade de encontrar os problemas, isso porque, faz com que você se torne viciado nelas e não busque novas alternativas.
A questão então é, como enxergar o TODO? É exatamente por isso que ela é bastante utilizada em empresas de criatividade, que não podem estar bloqueadas às possibilidades, mas sim, sempre atentas à tendências e novas sinapses.
Para aplicar a ferramenta, você precisa basicamente de um grupo de 2 pessoas ou mais (opte sempre por fazer em grupo), e uma superfície para rabiscar. Uma palavra é jogada no meio do quadro, sendo ela o centro da discussão e, a partir disso, raízes devem ser puxadas e novas ligações vão começar a se formar.
É possível então, com essas novas vertentes de ideias, que novas possibilidades e insights sobre um problema, que parecia complexo, surjam e formem simples e rápidas soluções, agilizando muito o processo de resolução de conflitos internos e externos e claro, movimentando a equipe e os ânimos.
5 – GestorFácil
A LogoSystem não pode ficar de fora dessa lista. Com a ferramenta Gestor Fácil, a capacidade de monitoramento de sua indústria alavanca em porcentagens bastante significativas. É um sistema ideal para indústrias, sejam elas pequenas ou médias, com processos em linha, lotes ou uma grande quantidade de projetos.
De maneira muito simples, a plataforma permite a rastreabilidade dos produtos da linha utilizando o número de série e/ou lote, além da facilidade na entrega de cadastros e nas manutenções.
Além disso, o sistema atende todas as necessidades legais do Ministério da Fazenda, permitindo inclusive a integração junto de módulos de terceiros, sejam eles softwares fiscais e contábeis, por exemplo.
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Conclusão
Conseguiu ter ideias sobre novas funcionalidades e ferramentas para a gestão da sua empresa? Essas dicas são fundamentais para que novas oportunidades e soluções surjam em sua empresa e possam impulsionar seus negócios.