O que é planejamento e controle da manutenção (PCM)?

O que é planejamento e controle da manutenção (PCM)?

Assim como os processos de produção comuns de sua empresa, os sistemas de manutenção também devem seguir a mesma lógica, ou seja, quando uma manutenção é necessária dentro de um setor de sua empresa, é importantíssimo existir um cronograma de atuação, com objetivos, estratégias e processos de planejamento e execução.

Para que isso ocorra com maestria, esses processos devem ser baseados em dados concretos dos processos de produção, sendo possível extrair estatísticas que comprovam a eficácia dos equipamentos e que possibilitam a tomada de decisão das técnicas de otimização que serão implementadas.

O PCM, portanto, deve ser encarado como um aliado à gestão do negócio, isso porque, sem ele o funcionamento correto dos processos e dos equipamentos não acontecerá como esperado e/ou planejado.

Tipos de PCM

Apesar de parecer simples, o PCM possui diversos planos diferentes de manutenção, sendo cada um deles para uma função específica. Confira:

Plano de Manutenção Preventiva

Como o próprio nome já nos informa, o Plano de Manutenção Preventiva sugere que é necessário uma amostra de manutenções dentro de um calendário prescrito.

Considerando, a partir dos dados, que as probabilidades de quebra e de alertas de reparo se dão em um determinado período de tempo, esse plano considera essas datas para que antes de elas acontecerem haja uma manutenção que previna que o equipamento se deteriore ou venha a falhar.

Plano de Manutenção Preditiva

Bastante alinhada a Manutenção Preventiva, a Manutenção Preditiva considera os dados de atuação da máquina atual, principalmente no que diz respeito à fenômenos físicos (temperatura, velocidade, RPM’s) e, através deles, consegue entender se a máquina está apresentando problemas ou irá apresentar problemas.

Um exemplo disso é uma máquina que deveria estar apresentando 80ºC, porém, de um determinado tempo em diante ela começou a oscilar entre valores maiores, chegando a bater às vezes 90ºC. Isso pode significar que algum sistema de resfriamento da máquina pode estar danificado ou então irá colapsar.

Para que isso não ocorra, portanto, o responsável deverá informar que a manutenção preventiva deve ser adiada e o reparo seja imediatamente feito.

Plano de Manutenção Preventiva

Apesar de parecer simples, o PCM possui diversos planos diferentes de manutenção, sendo cada um deles para uma função específica. Confira:

Plano de Manutenção Corretiva

A manutenção Corretiva ela é de fato a correção do equipamento assim que se observa uma falha em seu funcionamento.

Nesse caso, considera-se que o tempo de inatividade da máquina para o reparo deve ser equivalente e de melhor custo do que o prejuízo que ela causará caso venha a falhar totalmente, otimizando assim a probabilidade de falhas maiores sem prejudicar o faturamento e/ou a produção por completo.

Plano de Manutenção Condicional

A Manutenção Condicional encara os dados constantemente através de softwares online de monitoramento. A manutenção de fato é realizada, portanto, quando alguns dos indicadores informa que a máquina virá a parar seus trabalhos brevemente.

Essa maneira de trabalho reduz os custos associados aos reparos de máquina, isso porque, minimiza a quantidade de falhas maiores e otimiza os recursos da empresa. 

Plano de Manutenção de Risco

Em último caso, a manutenção de Risco necessita de análises, controles e testes periódicos com muito mais cautela e detalhes.

Nesse caso, os equipamentos que apresentarem falhas mais graves e apontarem defeitos que expressam altos riscos para o processo devem ser substituídos por equipamentos novos e/ou então, se viável, passarem por um reparo minucioso e de qualidade.

Esse processo é extremamente necessário já que é através dele que a produção estará garantida e que o cliente poderá contar com sua credibilidade e  com a confiabilidade de sua mão de obra.

Conclusão

A melhor maneira de verificação e catalogação desses dados é através de um sistema de gerenciamento de dados, como o GestorFácil! Com uma base de dados qualificada sobre suas máquinas e processos, a aplicação do Planejamento e Controle de Manutenção será muito mais eficaz e pautada em exames concretos, garantindo assim eficiência e qualidade para sua produção. Fale com a gente e saiba como é fácil possuir o GestorFácil!

Compartilhe este post

Também pode te interessar

Compartilhe este post

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

No dia 23 de fevereiro, recebemos os jovens do ensino médio da Escola S (SESI/SENAI) de Criciúma, Pedro, Arthur e…
Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Classificar custos e despesas de uma indústria de fato não é uma tarefa fácil. Para te auxiliar com essa dificuldade,…
Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Primeiramente, vamos entender o que significam e para que servem as NF’s no mundo corporativo. NFe, ou Nota Fiscal Eletrônica…
Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Você sabe o que é o planejamento de compras? É simplesmente o ato de previsibilidade dos insumos necessários para que…