Crises: Inovação na indústria em momentos complexos.

Crises: Inovação na indústria em momentos complexos.

Crises, na grande maioria das empresas, são vistas como problemas gigantescos em meio ao turbilhão de afazeres. Geralmente, quando pensamos em crises, imaginamos um cenário nebuloso e negativo, atrelando sempre nosso futuro à momentos de grande tensão e dificuldade.

Mas, não é bem assim.

Momentos de crise apresentam situações nunca antes imaginadas, o que nos faz repensar muitas das formas como organizamos e trabalhamos nossos processos. 

“Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.”

  • John Kennedy

Crises não só podem como devem ser enxergadas como oportunidades. É durante os momentos de crise que a GRANDE MAIORIA das empresas se retrai, diminui investimentos e decresce seu impacto nas mídias, gerando grandes brechas no mercado que possivelmente serão preenchidas.

ESSA BRECHA, NO ENTANTO, ENTENDEMOS COMO UMA OPORTUNIDADE!

Nesse artigo vamos entender qual cenário é interessante montarmos para enfrentarmos crises como essa com sabedoria, além de como utilizar momentos como esse para alavancarmos nossos negócios. Confira!

Cultura empresarial e Colaboratividade

Grande parte das empresas vêm apostando em um time de colaboradores didático e híbrido, ou seja, que mistura o melhor da multidisciplinaridade com perfis diferentes de funcionários. Essa mescla dos fatores cria um ambiente interno bastante variado, com grande carga de opiniões diferentes e bastante divergências, o que é fundamental para construção de boas ideias.

Além disso, a cultura empresarial é indispensável para o rumo da empresa. Saber para onde, como e por quê a organização está caminhando é uma característica que deve estar na mente da organização e, claro, dos colaboradores, isso porque, garante que as ideias e a colaboração dos mesmos caminhe para uma mesma direção, por isso definimos o posicionamento.

Criatividade e inovação

Uma das preocupações que está sendo muito desenvolvida desde o início da indústria 4.0 é a criatividade e inovação. Essa dupla dinâmica é responsável por todas as implementações e novas estruturas que virão para a empresa. Um time de inovação é o que toda organização moderna quer.

Designers, profissionais de tecnologia, equipe de marketing e de inteligência digital são alvos fáceis das indústrias nessa nova era. Esses profissionais são capazes de atribuir e conceber ideias fora da zona de conforto da empresa, promovendo não só inovação material como também subjetiva nas organizações. 

Isso significa que não só ter uma equipe multidisciplinar é um fator necessário, mas também fazer dessa equipe uma FÁBRICA DE IDEIAS. Essa preocupação, portanto, vai além das paredes do prédio, atravessando cursos e capacitações em equipe e desenvolvimento psicológico individual e em grupo.

Inteligência de Dados

Esse é talvez o principal fator de desenvolvimento de empresas em crise. A inteligência de dados suporta uma cadeia de informações robusta e bastante complexa, mas que constitui de características que valem ouro!

O Gestor Fácil, software de gestão da Logosystem, faz desse montante de dados complexos uma lista intuitiva e interativa, simplificando muito o entendimento e a coleta dessas informações. Com elas em mãos, a equipe de inteligência pode então traçar com clareza as problemáticas futuras, além de, com auxílio de uma equipe criativa, gerar soluções mais funcionais.

Conclusão

Aproveite as crises para inovar e repensar os conceitos estratégicos de sua empresa. Com uma boa base de dados em mãos e uma equipe criativa alinhada à cultura de marca da empresa, sua decisões, o rendimento e a qualidade de sua organização serão alvos de inspiração e desenvolvimento.

Entre em contato e saiba como é fácil possuir o Gestor Fácil!

Compartilhe este post

Também pode te interessar

Compartilhe este post

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

No dia 23 de fevereiro, recebemos os jovens do ensino médio da Escola S (SESI/SENAI) de Criciúma, Pedro, Arthur e…
Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Classificar custos e despesas de uma indústria de fato não é uma tarefa fácil. Para te auxiliar com essa dificuldade,…
Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Primeiramente, vamos entender o que significam e para que servem as NF’s no mundo corporativo. NFe, ou Nota Fiscal Eletrônica…
Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Você sabe o que é o planejamento de compras? É simplesmente o ato de previsibilidade dos insumos necessários para que…