Quais os benefícios do PCP Industrial?

Quais os benefícios do PCP Industrial?

Você conhece sabe o que é o PCP?

O Plano de Controle de Produção, ou mais conhecido como PCP, é uma ferramenta que permite controlar todo o fluxo do processo de produção de uma empresa, ou seja, processos que visam a otimização da coleta de dados para que sempre hajam em mãos os dados atualizados e exclusivos dos seus processos.

Muito utilizado a partir do surgimento da indústria 4.0 no mercado, o PCP é de fato uma ferramenta importantíssima para a organização e disposição dos dados.

Confira a seguir como funciona e alguns benefícios que você poderá encontrar aplicando essa ferramenta na sua organização por completo!

Empresas bem estruturadas no mercado entendem que o planejamento é o alicerce do futuro da empresa. Assim como cuidar do próprio corpo, uma empresa sem planejamento nos seus setores, desabará e não terá permanência no mercado, sendo facilmente atropelada por sua concorrência.

Quando falamos de planejamento, portanto, estamos falando de previsibilidade de produção, demanda e vendas. Obter dados qualificados e amostras fiéis da sua produção e do que ocorre nos setores é neste caso o alicerce para as tomadas de decisão no planejamento. Ao final do artigo conversaremos um pouco sobre como é possível coletar esses dados.

Como funciona a aplicação do PCP?

Sua aplicação preocupa-se com o processo como um todo, desde aquilo que acontece AGORA até aquilo que acontecerá posteriormente à sua produção, confira:

Curto Prazo: Produção Programada

A programação da produção delimita o sequenciamento daquilo que deve ser comprado para que os itens fabricados internamente e as ordens de compra externas sejam cumpridas e concretizadas, ou seja, por isso se trata de uma responsabilidade de curto prazo.

Médio Prazo: Planejamento Mestre

A médio prazo, o Planejamento Mestre determina e identifica a previsibilidade da produção com base nos dados que foram extraídos do planejamento de curto prazo.

Quando se entende as médias de gastos com fornecedores, bem como a média de faturamento, é possível estabelecer um roteiro de produção para os próximos meses.

Além disso, identificar as possíveis falhas e erros comuns que foram percebidos é o primeiro passo para evitar que ocorram novamente.

Longo Prazo: Planejamento Estratégico

Essa etapa do Plano de Produção estabelece principalmente as estimativas de vendas a longo prazo, as disponibilidades financeiras e produtivas. Esse cálculo traça a produção de maneira um pouco mais específica, focando nos produtos de maior saída e alinhando assim um horizonte de vendas.

Por tratar-se de uma etapa mais detalhada, o Planejamento estratégico leva em conta as famílias de produtos/serviços que a empresa contém, adaptando os recursos de produção e às disponibilidades para atingir os melhores custos, qualidades e pontualidades que se pode oferecer.

Pós-produção: Controle e Feedbacks

Quando uma produção é finalizada, é importantíssimo a coleta de dados pós-produção. Essa última etapa não só garante que a produção tenha saído como planejado como também identifica os problemas e estabelece as devidas correções.

Benefícios

1 – Previsão de Demanda – Ter um prognóstico, ou seja, uma previsão antecipada de quanto sua empresa precisa possuir no estoque de cada produto é essencial. Esse elemento é encontrado principalmente depois de uma análise de histórico e estatísticas passadas.

2 – Capacidade de Produção – Planejar as demandas e a produção é uma etapa fundamental para um bom PCP. Para isso é necessária uma análise dos dados de produção de médio e longo prazo, podendo prever se a capacidade produtiva deverá aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

3 – Planejamento Agregado de Produção – Essa informação é relativa às estratégias de produção da empresa. A análise dos dados leva em conta as demandas de consumo e a capacidade de produção, gerando assim números para as tomadas de decisão com relação à novos implementos e inovações.

4 – Plano Mestre de Produção – O plano mestre executa ações de médio prazo nos planos de produção. Através dele é possível criar uma programação mais detalhada para ordens de compra e produção que estão pendentes e/ou são de curtos períodos de tempo.

5 – Programação Detalhada de Produção – Basicamente seu objetivo consiste em demonstrar como a empresa realizará suas ações durante o dia. Isso inclui as emissões de ordem, os fluxos e processos internos, coordenação de materiais e matérias-primas, dentre outros.

Conclusão

Como citado anteriormente, um bom planejamento estratégico necessita de uma boa base de dados de sua produção. Para facilitar essa coleta, a Logosystem desenvolveu o Gestor Fácil, uma ferramenta de fornecimento de dados de sua empresa e produção para as tomadas de decisão estratégicas.

Fale com a gente agora mesmo e tenha um controle total do funcionamento de sua empresa!

Compartilhe este post

Também pode te interessar

Compartilhe este post

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

No dia 23 de fevereiro, recebemos os jovens do ensino médio da Escola S (SESI/SENAI) de Criciúma, Pedro, Arthur e…
Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Classificar custos e despesas de uma indústria de fato não é uma tarefa fácil. Para te auxiliar com essa dificuldade,…
Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Primeiramente, vamos entender o que significam e para que servem as NF’s no mundo corporativo. NFe, ou Nota Fiscal Eletrônica…
Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Você sabe o que é o planejamento de compras? É simplesmente o ato de previsibilidade dos insumos necessários para que…