Sustentabilidade na Indústria 4.0: como posso alavancar minha empresa?

Sustentabilidade na Indústria 4.0: como posso alavancar minha empresa?

Tudo o que você precisa saber para implantar na sua empresa

A partir da segunda década do século XXI, próximo à meados de 2010, o surgimento da consciência de sustentabilidade começa a se instaurar nas fábricas e no mercado mundial, inclusive no Brasil.

No caso do Brasil, por se tratar de um país tropical e tomado por vegetação e biodiversidade, essa consciência toma ainda mais conta da mentalidade de consumo das pessoas, o que influencia paralelamente nos métodos produtivos e industriais.

Isso significa que é necessário se adaptar às novas formas de produção desses moldes.

Entenda a seguir a importância da sustentabilidade no meio industrial e os impactos dela no dia a dia das fábricas.

Economia de recursos

Principalmente no caso de grandes indústrias que necessitam de equipamentos que consomem muita energia e água, a economia de recursos é um dos elementos alvos, consequência da mentalidade criada com base na sustentabilidade.

Um ótimo exemplo disso são empresas que possuem a automatização dos processos, ou seja, máquinas que operam programadas e que consomem menores densidades de recursos em períodos de tempo pré-determinados e, em muitos casos, desligam-se automaticamente quando não há necessidade.

Diminuição da emissão residual

Além do fator natureza, ou seja, que impacta diretamente na extração da matéria-prima no meio ambiente, a diminuição da emissão residual é um assunto muito discutido nos pilares da indústria 4.0. 

De maneira prática, dentro de uma indústria que possui alicerce na sustentabilidade, esse avanço se dá devido à manufatura aditiva, cujo funcionamento é a partir da adição de matéria-prima até a finalização do produto. Dessa maneira, somente aquilo que será utilizado estará disponível no processo produtivo, diminuindo drasticamente a quantidade de resíduos gerados e, claro, evitando o desperdício.

Reciclagem de matérias primas

A reciclagem é um processo antigo mas que vem se atualizando a partir da mentalidade sustentável. Ela consiste basicamente em reutilizar materiais reciclados para a criação de novos materiais ou dos mesmos materiais da etapa anterior.

Isso acontece muito com a indústria vidreira, por exemplo, que utiliza vidros de terceiros e também os resíduos de sua própria produção para inseri-los novamente no início da cadeia de produção, derretendo-o novamente e dando continuidade na cadeia de produção.

Quais os pontos positivos da reciclagem? Simples! Menos custo e mais produção!

Atribuição de valor à marca

O Termo Eco-Friendly nunca esteve tão em alta. Marcas gigantescas como por exemplo a marca de roupas Reserva ou até mesmo a de produtos coloniais Campo Largo utilizam dessa ferramenta para promoção de marca.

Considerando que existe uma nova tendência sustentável, a percepção e o relacionamento do cliente com as marcas também muda consideravelmente. Na busca de produtos do cotidiano o consumidor começa a notar que aqueles que produzem a partir de processos sustentáveis também se preocupa com o meio-ambiente, agregando assim muito mais valor para o produto final, mesmo podendo pagar um pouco mais caro.

O mesmo acontece ao contrário, como é o exemplo da marca Gucci, que depois de muita pressão resolveu parar de utilizar matéria-prima animal na construção de suas roupas. Caso contrário, muitos problemas para a marca viriam.

Conclusão

Organizar sua empresa para uma mentalidade sustentável, portanto, pode não parecer uma tarefa fácil. Mas, se você possuir dados concretos de sua produção e ter a oportunidade de visualizar holisticamente a organização, o processo de tomada de decisão alavanca consideravelmente.

Conheça os nossos softwares de gestão e expanda ainda mais o conceito de sua empresa!

Compartilhe este post

Também pode te interessar

Compartilhe este post

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

F1 in Schools, rumo ao Nacional em Brasília

No dia 23 de fevereiro, recebemos os jovens do ensino médio da Escola S (SESI/SENAI) de Criciúma, Pedro, Arthur e…
Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Custos e despesas? Descubra como ORGANIZAR na sua INDÚSTRIA!

Classificar custos e despesas de uma indústria de fato não é uma tarefa fácil. Para te auxiliar com essa dificuldade,…
Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Saiba a diferença entre NFe de Ajuste e NFe Complementar.

Primeiramente, vamos entender o que significam e para que servem as NF’s no mundo corporativo. NFe, ou Nota Fiscal Eletrônica…
Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Planejamento de Compras EFICIENTE e Gerenciamento de Estoque ORGANIZADO

Você sabe o que é o planejamento de compras? É simplesmente o ato de previsibilidade dos insumos necessários para que…